Pular para o conteúdo principal

Ações de extensão do PET- Intervenção Socioambiental em Uruçui-UNA

O Programa de Educação Tutorial (PET) Intervenção Socioambiental em Uruçuí-UNA (ISUU) desenvolve atividades de extensão, pesquisa e ensino. No ano de 2019 as atividades de extensão desenvolvidas ocorreram tanto com os moradores do município de Bom Jesus, bem como com os da Estação Ecológica de Uruçuí-UNA (ESECUU). 
A atividade “PET nas Escolas” é voltada para alunos do Ensino Médio e o “PET nas Escolas Kids” é desenvolvido com os alunos do ensino fundamental, tanto de escolas públicas quanto privadas. As atividades consistem na apresentação de temas pertinentes ao meio ambiente, como: fauna, flora, poluição, recursos hídricos e solos; na sequência é feito um jogo de tabuleiro, com direito a premiação. 
Nove apresentações foram realizadas entre março e novembro. Na ESECUU, em outubro, mobilizou-se adultos e crianças para uma roda de conversa sobre educação ambiental, com enfoque em suas vivências. Houve troca de saberes entre os moradores e PETianos. Logo após, uma dinâmica foi realizada: foi pedido às crianças que desenhassem o que a ESECUU representava pra elas; pra finalizar foi feito o sorteio de cestas básicas e brinquedos foram doados às crianças. Os alimentos e brinquedos foram doados por professores e alunos do CPCE. 
A “Visita Guiada” foi uma forma que o PET encontrou de ligar estudantes do Ensino Médio com a Universidade. Na ocasião, alunos de Ensino Médio de escolas de Bom Jesus foram conduzidos ao CPCE, onde assistiram apresentações de representantes de cada curso de graduação e, após, conheceram algumas instalações do Campus, como o Hospital Veterinário, laboratórios e áreas experimentais. 
Durante o ano foram ainda realizados dois minicursos sobre “Produção Científica”, voltados principalmente para o público acadêmico, tanto do CPCE quanto de outras Universidades de Bom Jesus. Todas essas atividades colocaram os PETianos diretamente em contato com a população extra acadêmica, bem como colaboraram para que as comunidades tivessem, de alguma forma, contato com a Universidade.


AUTORES: Aimeé Jordânia de Aquino Rocha, Bruno Matias dos Santos Sousa, Gabriela dos Santos Castro, Izabelle Maria Barboza de Azevedo, Josefa Caroline Silva Castro, Juliane da Silva Lima, Kamilla da Silva Guimarães, Marcos Freitas Targino, Maria Eduarda Souza de Sá, Millena Ayla da Mata Dias, Said de Almeida Louzeiro, Samuel de Barros Silva, Marlete Moreira Mendes Ivanov.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vamos aprender brincando? Elaboração de materiais educativos para a promoção de Educação Ambiental e Saúde no Sul do Piauí

O projeto teve como objetivo trabalhar a educação ambiental no âmbito escolar priorizando um aprendizado lúdico para os alunos contemplados, visando a formação de cidadãos conscientes das problemáticas ambientais e também que possam ser atuantes na preservação e conservação da natureza. Por esse prisma, foram escolhidas 4 escolas da cidade de Bom Jesus no estado do Piauí, sendo duas urbanas e duas rurais, e as séries trabalhadas foram do primeiro ano e sexto ano do ensino fundamental, com duas escolas urbanas com turmas do primeiro e sexto ano e duas rurais também com turmas dos mesmos anos.   Seguindo o conceito de Sucessão Ecológica foram abordadas as principais problemáticas ambientais que ocorrem na região, como a importância dos solos, seguido da importância das florestas remetendo ao solo e ao final, a importância da fauna para as florestas, para os solos e os seres humanos. As metodologias usadas foram maquetes, exposição de solos, animais empalhados e jogos educativos p...

Animais “crioulos”: preservar e criar com bem-estar para fortalecer a agricultura familiar

O modelo de produção animal que há muito vem sendo praticado pelo agro, com o argumento de promover a oferta de alimentos e a luta contra a fome, não conseguiu cumprir com esse propósito até o momento, além de gerar grandes impactos ambientais, sociais e culturais. O desmatamento para produção de pastagens e de grãos, a intensificação no manejo e confinamento dos animais empobrecendo o bem-estar destes e a pressão de seleção por animais mais produtivos, vem contribuindo, para além de outros aspectos, com a redução da biodiversidade.  Genótipos adaptados às condições ambientais encontradas no nordeste do Brasil, têm sido substituídos por raças mais especializadas para a produção, porém com pouca ou nenhuma rusticidade. Mesmo animais adaptados, necessitam de condições mínimas para sua mantença, reprodução e produção. Portanto, além de ser urgente a difusão de práticas que promovam a manutenção e perpetuação dos genótipos mais rústicos, faz-se necessária apropriação de práticas que...

O projeto de extensão “Leptospirose: Conhecer e Prevenir”

O Projeto de Extensão “Leptospirose: Conhecer e Prevenir” , teve a finalidade de mostrar a importância da Leptospirose para a sociedade bonjesuense, ressaltando os principais tópicos voltados para Saúde Pública. No período de agosto a novembro de 2019, a equipe participou de diversos eventos promovendo palestras, discursões, panfletagens e apresentou dados sobre a atual situação da doença no município de Bom Jesus e no estado do Piauí. Os eventos onde a equipe do projeto pôde explanar essa zoonose foram: Workshop no dia do Médico Veterinário; Dia C da ciência (imagem A); SIUFPI 2019 ; II Mostra de Medicina Veterinária Preventiva (imagem C e D); Exposição de Projetos e Pesquisas da Veterinária ; e fizemos palestras em duas escolas de Ensino Médio, no Centro de Ensino Médio Tempo Integral CEMTI Franklin Doria (imagem B) e no Colégio Técnico de Bom Jesus .  Durante os eventos, a equipe repassou informações pertinentes sobre a doença, enfatizando as principais formas d...